Uma jornada à valorização aos Direitos Humanos: Evento “Liberdade em foco”, promovido em agosto pela Rede Liberdade, é destaque no portal Ponte Jornalismo

 

Por ISABELLA AMARO

 

Em matéria elaborada por Catarina Duarte, o portal da Ponte Jornalismo divulgou o evento “Liberdade em Foco” com o lançamento de duas obras impactantes produzidas pela Rede Liberdade – um livro digital e um documentário. Para os detalhes completos, recomendamos a leitura do texto original publicado neste link.

A obra “Letalidade Policial e Seletividade Penal: Reflexões Produzidas por Corpos Matáveis”, teve origem em uma pesquisa iniciada, Drª Carmen Felippe, em 2022, a pedido da Rede Liberdade, com o objetivo de aprofundar a compreensão das complexidades do racismo nas interações com a polícia até a condenação pelo sistema judiciário.

Já “Fora da Festa”, o minidocumentário lançado pela Rede Liberdade na mesma ocasião, assume a importante tarefa de iluminar os detalhes muitas vezes sombrios que estão por trás de casos que se tornaram símbolos na luta pelos direitos humanos.

Nós percebemos práticas que são desumanizadoras e que violam garantias fundamentais e de direitos humanos. São reflexões produzidas por corpos matáveis, ela tem essa chave de entender a letalidade policial, entender o resultado morte como uma prática da polícia”, disse Carmen em entrevista ao Portal.

O evento aconteceu em São Paulo, na sede do Ação Educativa em 11 de agosto, comemorando os lançamentos da Rede Liberdade e também o dia do advogado, e reuniu ativistas dos direitos humanos, instituições parceiras como o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), o coletivo Enquanto Viver Luto, do GELEDÉS (São Paulo/SP), além de jornalistas e especialistas em direito.

Com lançamentos literário e audiovisual que provocam a reflexão, a ocasião marcou um compromisso coletivo em compreender e enfrentar os desafios que envolvem a letalidade policial e a seletividade penal.