Sobre Nós

Somos uma rede de articulação formada por advogadas e advogados, e representantes de entidades da sociedade civil para a atuação jurídica em casos de violação de direitos e liberdades individuais.

Missão

 

Fomentar uma rede que garanta a proteção jurídica para defensores de direitos humanos, entidades da sociedade civil e indivíduos que tenham seus direitos constitucionais e liberdades individuais violados, bem como fazer uso dos sistemas jurídicos brasileiros para proteger direitos e avançar no combate a desigualdades.

Visão

 

Uma sociedade civil plural, ativa e vibrante, em que todos e todas possam exercer suas liberdades e atingir seu pleno potencial.

Nossa rede de redes

 

 

A Rede Liberdade constrói uma aliança nacional para assegurar a implementação de direitos humanos e evitar retrocessos na agenda a serviço da redução das desigualdades. Nesse sentido, articula seus contatos para apoiar juridicamente organizações, jornalistas, servidores públicos, ativistas e populações vulnerabilizadas.

 

Por sermos uma rede de redes, nós conectamos entidades da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais com advogados e advogadas privados e defensores públicos nos níveis nacional e estaduais para atuar em casos emblemáticos de violações de direitos, garantias ou liberdades constitucionais e qualquer violação à democracia e seus valores.

 

A Rede Liberdade mobiliza uma coalizão, atualmente composta por mais de 170 entidades da sociedade civil, para monitorar e identificar violações de direitos humanos e ativar a rede para promoção da defesa legal necessária. Entre nossos parceiros estão a Rede Advocacy Colaborativo (RAC), o Pacto pela Democracia e grupos jurídicos como o IDPN.

 

Reconhecemos a importância da democratização do conhecimento jurídico e, portanto, temos um compromisso com formações de profissionais para atuação estratégica e em direitos humanos, sempre em parceria com escritórios de advocacia, organizações da sociedade civil e outros membros da rede.

Equipe

AMARILIS COSTA

Diretora Executiva da Rede Liberdade. Advogada, Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP, Membra do Conselho do Advocacy HUB, Coordenadora de Diversidade e Inclusão do Cultural OAB SP, Professora Universitária, Co-Fundadora do Movimento Elo – Incluir e transformar, Pesquisadora do GEPPIS – EACHUSP.

ANDRÉIA DE LIMA PACHECO

Administradora Financeira da Rede Liberdade. Graduada em administração de empresas e pós-graduada pelo Mackenzie em Marketing. Em sua busca por autoconhecimento fez uma pós-graduação em Terapia Transpessoal, com mais de 15 anos de experiência na área administrativa, e com interesse por negócios de impacto e finanças sustentáveis. Movida pela pauta socioambiental e mudanças climáticas, tem estudado novos modelos de negócios e modelos para uma economia regenerativa. Tem ajudado empresas a estruturar os seus negócios e impactar positivamente o seu ecossistema.

BETO VASCONCELOS

Advogado, idealizador, co-fundador e presidente do Conselho da Rede Liberdade. Graduado e Mestre em direito pela USP. É professor no INSPER e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY). Foi Secretário Nacional de Justiça no Ministério da Justiça, Secretário para Assuntos Jurídicos e Secretário Executivo na Presidência da República. É membro dos Conselhos da Human Rights Watch e Transparência Internacional no Brasil.

BRUNA ROCHA

Advogada da Rede Liberdade. Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP. Membra do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto e do Jornal Ócios de Ofício. Desenvolve iniciação científica na área de Direito Penal, com enfoque em doenças psíquicas, tendo como base a análise empírica da aplicação das Medidas de Segurança.

CARMEN FELIPPE

Assistente de Programas da Rede Liberdade. Advogada Criminalista. Pós – graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública e Advocacia Criminal pela UERJ. Coordenadora Estadual do IBCCRIM – Rio de Janeiro. Membro das Comissões de Política Criminal e Penitenciária, Direitos Humanos e Justiça de Transição e Memória da OAB/RJ. Membro da Coordenação de Promoção da Equidade Racial da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Aluna do Instituto Idajo pelo empoderamento social e intelectual da população negra.

ELAINE GOMES

Advogada da Rede Liberdade. Mestranda do Programa de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha Direitos Humanos, Sociedade e Arte. Especialização em Relações Internacionais pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-graduanda em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ). Foi Residente Jurídica da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPE-RJ). É pesquisadora integrante do projeto Plataforma Feminista Antirracista (UFRJ) e colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (EMERJ).

ISABELLA TEIXEIRA

Advogada da Rede Liberdade. Ex-estagiária de Programas. Graduanda em direito na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Integrante bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP, realizando projetos e pesquisas relacionadas com direitos humanos. Membra do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular – NAJURP.

AMANDA SCALISSE

Coordenadora jurídica da Rede Liberdade. Advogada. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018-2019). Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Professora de Direito Penal e Processual Penal na Faculdade de Direito do Grupo Etapa (ESEG) e professora convidada do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

THIAGO GOMES VIANA

Advogado da Rede Liberdade. Doutorando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Especialista em Direito Constitucional pelo Instituto Maranhense de Defesa do Consumidor e Ensino Jurídico (IMADEC). Professor universitário. Membro da Comissão de Igualdade Racial e da Memória e da Verdade, ambas da OAB/DF. Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ do Maranhão.

JULIA FORLANI

Coordenadora executiva da Rede Liberdade. Graduada em relações internacionais pela PUC-SP, com mestrado em Políticas Globais pela Universidade de Durham na Inglaterra, tem mais de 15 anos de experiência em inovação social, atuando em ONGs e organismos internacionais. Co-fundou, em 2001, o ISPIS (Instituto Sincronicidade para Interação Social), uma organização focada na educação para a sustentabilidade. Atuou em organizações como Ashoka Brasil, Instituto Humanitas360 e foi consultora dos programas das Nações Unidas PNUD e UNFPA.

JÚLIA PALMEIRA

Advogada da Rede Liberdade. Doutoranda em Jurisdição e Direitos Humanos na Universidade Católica de Pernambuco, mestra em Criminologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Especialista em Direito das Famílias e Sucessões e graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. É pesquisadora nas temáticas de Justiça Restaurativa, violências de gênero e encarceramento feminino. Integrante do Grupo de Estudos Restaura – USP e do Grupo Asa Branca Criminologia – UNICAP. Tem experiência em direitos das mulheres, direito penal e constitucional. Atuação consultiva e contenciosa como voluntária de organizações da sociedade civil e projetos de atendimento a mulheres em situação de violência. Tem formação em Mediação Judicial e Justiça Restaurativa.

MYRIAN PEREIRA

Coordenadora de Comunicação da Rede Liberdade. Jornalista com mais de 20 anos de carreira. Atuou como produtora, editora e repórter na Rádio CBN, TV Globo, revista Claudia e Veja. Foi responsável pela comunicação do Gabinete da Prefeitura de São Paulo, Fundação Procon, Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.
Em Brasília foi Secretária Adjunta de Imprensa da Presidência da República, e atuou também nos Ministérios da Educação, Turismo, Saúde e Cultura. Coordenou equipes de comunicação no Senado Federal e participou de campanhas eleitorais. Gerenciou a comunicação do 8o Fórum Mundial da Água, coordenou trabalhos para OTCA, IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), projeto Bem Diverso, Fundação Darcy Ribeiro, Transparência Internacional, Editora Segmento, BID, Anprotec e ICMBio, ISER, entre outros. É especialista em relacionamento com a mídia e estratégia em comunicação.

PAULA CRISTINA COSTA

Advogada da Rede Liberdade. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela UNIFACS. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos Étnicos e Raciais – EtniCidades da FAUFBA, com foco nas temáticas sobre controle urbano e relações étnico-raciais. Atua como consultora e pesquisadora para organizações da sociedade civil. Foi advogada voluntária do Patronato de Presos e Egressos da Bahia e educadora jurídica do Programa Corra Pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS.

RODRIGO DE ALMEIDA

Coordenador de Comunicação da Rede Liberdade. Jornalista com mestrado e doutorado em ciência política pela UFRJ e Uerj, respectivamente. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, e pesquisador visitante da The New School for Social Research (Nova York). Como jornalista, foi editor executivo do Jornal do Brasil, diretor de Jornalismo do iG e colunista do Poder360 e UOL, entre outros cargos. Foi ainda assessor de comunicação do Ministério da Fazenda (2015) e secretário de Imprensa da Presidência da República (2015-2016).

ISABELLA AMARO

Estagiária jurídica da Rede Liberdade. Técnica em Serviços Jurídicos e bacharelanda em Direito pela Universidade de São Paulo, pesquisadora de raça, gênero e política, assistente de pesquisa e coautora da publicação “Letalidade Policial e Seletividade Penal: Reflexões Produzidas por Corpos Matáveis” pela Rede Liberdade, foi participante de publicações pela OAB e pela Escola da Superior Advocacia (ESA), ex-diretora de ONG que atendia voluntariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, e monitora de redação e escrita no Cursinho Popular da Faculdade de Direitos de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo auxiliando estudantes periféricos a ingressar no Ensino Superior.

AMANDA VITORINO

Advogada da Rede Liberdade. Especialista em Direito Digital e Inovação pela PUC Minas, pós-graduanda em Compliance pelo IBCCRIM- Coimbra e também em Direito Constitucional pela PUC Minas. Ao longo da minha trajetória tenho me dedicado às causas humanitárias e coletivas, atuando em prol da efetivação de direitos humanos.

REBECA COSTA

Advogada da Rede Liberdade. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Dom Bosco – UNDB e pesquisadora do Grupo Direito e Negritude – UNDB. Especialista em Direitos Humanos pela LEGALE. Possui atuação em assessoria jurídica para entidades do movimento negro e é pesquisadora de hermenêutica jurídica constitucional e negritude.

JESUS GONÇALVES

Advogado da Rede Liberdade. Advogado popular, graduado em Direito, especialista em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Rural Sustentável e mestrando pela Universidade Federal do Pará. Discente do Curso de Especialização em “Promoção de Políticas Públicas em Gênero e Sexualidade na Amazônia” – UFPa. Assessor jurídico da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, compõe o Setor de Direitos Humanos do MST/Pa. Membro da coordenação do Comitê Dorothy.