Sobre Nós

Somos uma rede de articulação formada por advogadas e advogados, e representantes de entidades da sociedade civil para a atuação jurídica em casos de violação de direitos e liberdades individuais.

Missão

 

Fomentar uma rede que garanta a proteção jurídica para defensores de direitos humanos, entidades da sociedade civil e indivíduos que tenham seus direitos constitucionais e liberdades individuais violados, bem como fazer uso dos sistemas jurídicos brasileiros para proteger direitos e avançar no combate a desigualdades.

Visão

 

Uma sociedade civil plural, ativa e vibrante, em que todos e todas possam exercer suas liberdades e atingir seu pleno potencial.

Nossa rede de redes

 

 

A Rede Liberdade constrói uma aliança nacional para assegurar a implementação de direitos humanos e evitar retrocessos na agenda a serviço da redução das desigualdades. Nesse sentido, articula seus contatos para apoiar juridicamente organizações, jornalistas, servidores públicos, ativistas e populações vulnerabilizadas.

 

Por sermos uma rede de redes, nós conectamos entidades da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais com advogados e advogadas privados e defensores públicos nos níveis nacional e estaduais para atuar em casos emblemáticos de violações de direitos, garantias ou liberdades constitucionais e qualquer violação à democracia e seus valores.

 

A Rede Liberdade mobiliza uma coalizão, atualmente composta por mais de 170 entidades da sociedade civil, para monitorar e identificar violações de direitos humanos e ativar a rede para promoção da defesa legal necessária. Entre nossos parceiros estão a Rede Advocacy Colaborativo (RAC), o Pacto pela Democracia e grupos jurídicos como o IDPN.

 

Reconhecemos a importância da democratização do conhecimento jurídico e, portanto, temos um compromisso com formações de profissionais para atuação estratégica e em direitos humanos, sempre em parceria com escritórios de advocacia, organizações da sociedade civil e outros membros da rede.

Equipe

AMARILIS COSTA

Diretora Executiva da Rede Liberdade. Advogada, Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP, Membra do Conselho do Advocacy HUB, Coordenadora de Diversidade e Inclusão do Cultural OAB SP, Professora Universitária, Co-Fundadora do Movimento Elo – Incluir e transformar, Pesquisadora do GEPPIS – EACHUSP.

ANDRÉIA DE LIMA PACHECO

Administradora Financeira da Rede Liberdade, Graduada em administração de empresas e pós-graduada pelo Mackenzie em Marketing. Em sua busca por autoconhecimento fez uma pós-graduação em Terapia Transpessoal, com mais de 15 anos de experiência na área administrativa, e com interesse por negócios de impacto e finanças sustentáveis. Movida pela pauta socioambiental e mudanças climáticas, tem estudado novos modelos de negócios e modelos para uma economia regenerativa. Tem ajudado empresas a estruturar os seus negócios e impactar positivamente o seu ecossistema.

BETO VASCONCELOS

Advogado, idealizador, co-fundador e presidente do Conselho da Rede Liberdade. Graduado e Mestre em direito pela USP. É professor no INSPER e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY). Foi Secretário Nacional de Justiça no Ministério da Justiça, Secretário para Assuntos Jurídicos e Secretário Executivo na Presidência da República. É membro dos Conselhos da Human Rights Watch e Transparência Internacional no Brasil.

BRUNA ROCHA

Estagiária jurídica da Rede Liberdade. Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP. Membra do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto e do Jornal Ócios de Ofício. Desenvolve iniciação científica na área de Direito Penal, com enfoque em doenças psíquicas, tendo como base a análise empírica da aplicação das Medidas de Segurança.

CARMEN FELIPPE

Advogada Criminalista. Pós – graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública e Advocacia Criminal pela UERJ. Coordenadora Estadual do IBCCRIM – Rio de Janeiro. Membro das Comissões de Política Criminal e Penitenciária, Direitos Humanos e Justiça de Transição e Memória da OAB/RJ. Membro da Coordenação de Promoção da Equidade Racial da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Aluna do Instituto Idajo pelo empoderamento social e intelectual da população negra.

ELAINE GOMES

Advogada da Rede Liberdade. Mestranda do Programa de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha Direitos Humanos, Sociedade e Arte. Especialização em Relações Internacionais pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-graduanda em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ). Foi Residente Jurídica da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPE-RJ). É pesquisadora integrante do projeto Plataforma Feminista Antirracista (UFRJ) e colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (EMERJ).

ISABELLA TEIXEIRA

Estagiária de Programas da Rede Liberdade. Graduanda em direito na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Integrante bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP, realizando projetos e pesquisas relacionadas com direitos humanos. Membra do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular – NAJURP.

AMANDA SCALISSE

Advogada. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018-2019). Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Professora de Direito Penal e Processual Penal na Faculdade de Direito do Grupo Etapa (ESEG) e professora convidada do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

JULIA FORLANI

Coordenadora executiva da Rede Liberdade. Graduada em relações internacionais pela PUC-SP, com mestrado em Políticas Globais pela Universidade de Durham na Inglaterra, tem mais de 15 anos de experiência em inovação social, atuando em ONGs e organismos internacionais. Co-fundou, em 2001, o ISPIS (Instituto Sincronicidade para Interação Social), uma organização focada na educação para a sustentabilidade. Atuou em organizações como Ashoka Brasil, Instituto Humanitas360 e foi consultora dos programas das Nações Unidas PNUD e UNFPA.

JÚLIA PALMEIRA

Advogada da Rede Liberdade. Doutoranda em Jurisdição e Direitos Humanos na Universidade Católica de Pernambuco, mestra em Criminologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Especialista em Direito das Famílias e Sucessões e graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. É pesquisadora nas temáticas de Justiça Restaurativa, violências de gênero e encarceramento feminino. Integrante do Grupo de Estudos Restaura – USP e do Grupo Asa Branca Criminologia – UNICAP. Tem experiência em direitos das mulheres, direito penal e constitucional. Atuação consultiva e contenciosa como voluntária de organizações da sociedade civil e projetos de atendimento a mulheres em situação de violência. Tem formação em Mediação Judicial e Justiça Restaurativa.

MYRIAN PEREIRA

Coordenadora de Comunicação da Rede Liberdade. Jornalista com mais de 20 anos de carreira. Atuou como produtora, editora e repórter na Rádio CBN, TV Globo, revista Claudia e Veja. Foi responsável pela comunicação do Gabinete da Prefeitura de São Paulo, Fundação Procon, Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.
Em Brasília foi Secretária Adjunta de Imprensa da Presidência da República, e atuou também nos Ministérios da Educação, Turismo, Saúde e Cultura. Coordenou equipes de comunicação no Senado Federal e participou de campanhas eleitorais. Gerenciou a comunicação do 8o Fórum Mundial da Água, coordenou trabalhos para OTCA, IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), projeto Bem Diverso, Fundação Darcy Ribeiro, Transparência Internacional, Editora Segmento, BID, Anprotec e ICMBio, ISER, entre outros. É especialista em relacionamento com a mídia e estratégia em comunicação.

PAULA CRISTINA COSTA

Advogada da Rede Liberdade. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela UNIFACS. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos Étnicos e Raciais – EtniCidades da FAUFBA, com foco nas temáticas sobre controle urbano e relações étnico-raciais. Atua como consultora e pesquisadora para organizações da sociedade civil. Foi advogada voluntária do Patronato de Presos e Egressos da Bahia e educadora jurídica do Programa Corra Pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS.

RODRIGO DE ALMEIDA

Atua na Coordenação de Comunicação da Rede Liberdade. Jornalista com mestrado e doutorado em ciência política pela UFRJ e Uerj, respectivamente. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, e pesquisador visitante da The New School for Social Research (Nova York). Como jornalista, foi editor executivo do Jornal do Brasil, diretor de Jornalismo do iG e colunista do Poder360 e UOL, entre outros cargos. Foi ainda assessor de comunicação do Ministério da Fazenda (2015) e secretário de Imprensa da Presidência da República (2015-2016).

ISABELLA AMARO

Técnica formada em Serviços Jurídicos e bacharelanda em Direito pela Universidade de São Paulo, pesquisadora de raça, gênero e política, assistente de pesquisa e coautora da publicação “Letalidade Policial e Seletividade Penal: Reflexões Produzidas por Corpos Matáveis” pela Rede Liberdade, foi participante de publicações pela OAB e pela Escola da Superior Advocacia (ESA), ex-diretora de ONG que atendia voluntariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, e monitora de redação e escrita no Cursinho Popular da Faculdade de Direitos de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo auxiliando estudantes periféricos a ingressar no Ensino Superior.

AMANDA VITORINO

Advogada, especialista em Direito Digital e Inovação pela PUC Minas, pós-graduanda em Compliance pelo IBCCRIM- Coimbra e também em Direito Constitucional pela PUC Minas. Ao longo da minha trajetória tenho me dedicado às causas humanitárias e coletivas, atuando em prol da efetivação de direitos humanos.

REBECA COSTA

Advogada da Rede Liberdade. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Dom Bosco – UNDB e pesquisadora do Grupo Direito e Negritude – UNDB. Especialista em Direitos Humanos pela LEGALE. Possui atuação em assessoria jurídica para entidades do movimento negro e é pesquisadora de hermenêutica jurídica constitucional e negritude.