Mapeamento de Riscos Climáticos: Conflitos de terras, ações judiciais e questões ambientais rurais e urbanas
Mapeamento de Riscos Climáticos: Conflitos de terras, ações judiciais e questões ambientais rurais e urbanas
A pesquisa, tem como objetivo diagnosticar e compreender os padrões de risco climático e socioambiental no Brasil, a partir de evidências empíricas que revelem como as violações ambientais se expressam no sistema de justiça e nos territórios. Dessa forma, identificou-se as regiões mais afetadas por desastres e crimes ambientais, quantificou-se as ações judiciais ambientais e fundiárias no território nacional, evidenciando, assim, os grupos com maior vulnerabilidade climática e social.
A pesquisa compõe uma série de iniciativas da Rede Liberdade, fortalecendo o Núcleo VERDE – Vigilância Estratégica em Defesa Socioambiental, a partir da produção qualificada de dados, e, também, o Pacto Nacional pela Defesa da Justiça Climática e dos Defensores de Direitos Ambientais, compromisso da Rede Liberdade junto à organizações da sociedade civil e movimentos sociais, que atuam pela defesa do que garantem a verdadeira salvaguarda do meio ambiente, provendo base técnica para o enfrentamento das violações e para o monitoramento das respostas institucionais.
Mais do que um diagnóstico estatístico, este trabalho é um instrumento de litigância estratégica e fortalecimento da sociedade civil.
Confira o documento completo